43% dos ataques cyber são direcionados a pequenas empresas

Home / Sem categoria / 43% dos ataques cyber são direcionados a pequenas empresas

De acordo com o Relatório de Investigação de Violação de Dados ou DBIR (Data Breach Investigations Report) desenvolvido pela Verizon, empresa de telecomunicações americana, 46% dos ataques cyber são direcionados a pequenas empresas.

Este relatório analisou 41,686 incidentes reais de segurança e 2,013 violações de dados fornecidos por 73 fontes, públicas e privadas, de 86 países.

Não existem grandes práticas preventivas de segurança por parte dos pequenos negócios, devido ao preconceito que não são atingidos, que são apenas uma pequena minoria no mercado, que não são vistos como um alvo. Contudo, os cyber criminosos apercebem-se desta disparidade e atacam com força as pequenas empresas, dado que são as mais desprotegidas.

69% dos ataques foram realizados por indivíduos fora da organização e 39% originaram de grupos criminosos organizados. De facto, nenhuma empresa, quer pequena, média ou grande, está isenta de ataques cyber. Tudo depende das medidas de segurança tomadas. Mas que práticas adotar?

Mantenha-se informado: Deve ser proactivo em proteger a sua presença online. Mantenha-se informado e tente compreender o cenário de ameaça do seu ambiente digital atual. Não é necessário ser um especialista, mas a falta de conhecimento sobre os riscos cyber demonstra-se perigoso.

Procure ajuda qualificada e profissional: Se não possui capacidades de segurança digital, contrate quem possua. A INSC dispõe de uma equipa qualificada e experiente, capaz de oferecer as melhores soluções de segurança para o seu negócio.

Aposte em soluções e softwares de segurança: Atualmente existem diversos softwares e soluções de segurança preparados para os negócios das mais diversas dimensões. Backups também são recomendados para a recuperação de dados caso o ataque seja impossível de travar. A INSC colabora com diversos parceiros tecnológicos, como Eset, Nakivo, Netgate e WatchGuard, para fornecer as melhores soluções antivírus, firewall e backup.

Controlo e monitorização: A monitorização do comportamento interno da empresa também é importante, especialmente no que se toca ao acesso a dados. A alteração constante de palavras passe, a monitorização dos emails do staff, são apenas algumas das práticas a adotar.

Contacte-nos e conheça as diversas soluções de segurança da INSC. Trabalhamos com parceiros qualificados e especializados em Segurança Informática.

         

Outras notícias